Conheça mais sobre a ELA.

Conheça mais sobre a ELA.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, e de maneira limitante. Em cerca de 10% dos casos, a ELA é causada por um defeito genético. Nos demais casos, a causa é desconhecida. Existem estudos demonstrando que podem estar relacionadas também aos seguintes fatores causais:

  • Desequilíbrio químico. As pessoas com ELA têm, geralmente, níveis de glutamato mais elevados do que o normal. O excesso de glutamato é conhecido por ser tóxico para algumas células nervosas;
  • Doença autoimune;
  • Proteínas defectivas intraneuronal .

Na ELA, os neurônios ( motores) morrem e não conseguem mais mandar mensagens aos músculos. A doença evolui lentamente. E Quando os músculos da respiração são afetados , fica muito difícil respirar espontaneamente.

A Fisioterapia, reabilitação, uso de órteses ou de uma cadeira de rodas ou outras medidas ortopédicas são necessárias para maximizar a função muscular e melhorar o estado de saúde geral.

Os dispositivos respiratórios incluem ventilação não invasiva e invasiva (dependendo do estágio da patologia). Os equipamentos utilizados são o Cough Assist, de assistência mecânica à tosse para eliminação de secreção, e equipamentos para suporte ventilatório, como por exemplo o bipap Trilogy, que tem como objetivo diminuir o trabalho respiratório, melhorando as trocas gasosas.

Na Respirare, você encontra os melhores equipamentos para o tratamento da ELA. Confira nos nossos produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *